sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

MAIORAIS DO MUNDO

MAIORAIS  DO  MUNDO  -  Neste tema constam pessoas de grande projeção desde a criação, até aos dias de hoje (2012 a.D.)

Agradeço à CPB (Casa Publicadora Brasileira), à ABRIL CULTURAL e à WIKIPÉDIA, pela cedência das estampas e fotos constantes neste álbum.


ADÃO
(Adam)
4165-3235 a.C.
(930 anos)

DEUS e seu Filho unigênito criaram Adão (1º homem, feito de barro), sopraram em suas narinas o fôlego da vida (oxigênio que é a nossa alma, do qual dependemos para viver);  depois, fez Adão dormir um profundo sono e retirando uma costela dele, da qual fez a sua companheira Eva.  (Gênesis 2:18-24)

"E Adão viveu 130 anos e gerou um filho à sua semelhança conforme à sua imagem e chamou o seu nome Set.  E foram os dias de Adão depois que gerou Set 800 anos e gerou filhos e filhas.  E foram todos os dias que Adão viveu 930 anos e morreu."  (Gênesis 5:3-5)


ADÃO  e  EVA
Esse primeiro casal vivia muito bem, até que . . .


. . . apareceu alguém que lhe tentou, para comerem uma fruta proibida pelo CRIADOR


O casal ao comer aquela fruta ficou conhecedor do BEM e do MAL;  conheceram a vergonha de sua nudez, vestiram-se . . . e assim entrou o pecado no mundo (o pecado da desobediência aos Mandamentos do DEUS do Céu)


Diante da sua desobediência ao CRIADOR, foram expulsos do Jardim do Édem (Paraíso Edênico).


ANCESTRAIS DE ENOC
Adão (Adam), Set, Enos, Quenam, Maalaleel, Jered (pai de Enoc

ENOC
3543-3178 a.C.
(365 anos)

"E viveu Enoc 65 anos e gerou Metusalém;  e andou Enoc com DEUS depois que gerou Metusalém 300 anos e gerou filhos e filhas.  E foram todos os dias de Enoc 365 anos.  E andou Enoc com DEUS e não se achou mais, porquanto DEUS para si o tomou" (foi glorificado e levado vivo para o Céu).  (Gênesis 5: 21-24)

Esse, foi o 1º vivente glorificado e levado vivo para o Céu.


METUSALÉM
(Matusalah)
3478-2509 a.C.
(969 anos)

"E viveu Metasalém 187 anos e gerou Lamec (pai de Noé);  e viveu Metusalém depois que gerou Lamec 782 anos e gerou filhos e filhas.  E foram todos os dias de Metusalém 969 anos e morreu."  (Gênesis 5:25-27)

Esse, foi o homem que mais viveu sobre a face da terra;  notem o comprimento de sua barba.



O  DILÚVIO

O Dilúvio aconteceu em 1656 (ano da criação) - ou, 2509 a.C.

NOÉ
3109-2959 a.C.
(150 anos)
Noé era um varão justo e reto em suas gerações. 
Noé andava com DEUS. (Gênesis 6:9)

"Era Noé da idade de 500 anos e gerou Noé a Sem, Can e Jafeh e foram todos os dias de Noé 950 anos."  (Gênesis 95:32 até 9:29)

SEM = pai da raça semita (brancos);
CAN = pai da raça cananita (pretos);
JAFEH = pai da raça jafetita (amarelos).

E aconteceu que, como os homens se começaram a multiplicar sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas.
Viram os filhos de DEUS que as filhas dos homens eram formosas e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem;  porque ele também é carne;  porém os seus dias serão cento e vinte anos (tempo que Noé levou para construir a Arca). (Genesis 6:1-3)

Então disse DEUS a Noé:  O fim de toda a carne é vindo perante minha face, porque a terra está cheia de violência;  e eis que os desfarei com a terra.
Faze para ti uma Arca da madeira de Gofer, farás compartimentos na Arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. (Gênesis 6:13 e 14)

Dimensões da ARCA
Comprimento: 300 côvados (148,32 metros).
Largura: 50 côvados (24,72 metros).
Altura: 30 côvados (14,83 metros)
Um côvado egípcio eqüivale a 49,44 centímetros.


E Noé iniciou a construção da Arca, conforme a instrução que recebera de DEUS.


E Noé conferia tudo . . .


E Noé convidava o povo ao arrependimento . . .


E o povo escarnecia de Noé . . .


E a construção da Arca foi acabada . . . e Noé fez um último convite ao povo . . .  e milagrosamente os animais começaram a entrar na Arca, aos casais . . .


E começou a chover torrencialmente . . .


E as águas começaram a subir . . . subir . . . até cobrir os picos mais altos da terra . . .


E muitos desesperados batiam na Arca, para que Noé abrisse a porta e os recebessem . . .


E toda a vida que havia sobre a terra, pereceu . . .


E lembrou-se DEUS de Noé, e de todo animal, e de toda a rês que com ele estava na Arca, e DEUS fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas . . .  cerraram-se também as fontes do abismo, e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se . . .  e as águas tornaram de sobre a terra continuamente, e ao cabo de cento e cincoenta dias as águas minguaram . . .e a Arca repousou no sétimo mês sobre o monte Ararat (hoje, na Turkia) . . .   


Noé com sua família saiu da Arca . . . e oferecu um sacrifício de louvor a DEUS . . . e abençoou DEUS a Noé e a seus filhos, e disse-lhe: "Frutuficai e multiplicai-vos, e enchei a terra." (Gênesis 8:15-21)


Encontraram a Arca de Noé

Conforme noticiado dia 26 (outubro de 2009), pelo portal Gospel Prime um grupo de investigadores disse ter encontrado a possível localização da famosa Arca que Noé construiu por ordem de DEUS para salvar sua família do Dilúvio sobre a terra.

Na verdade a equipe que é formada por seis arqueólogos de Hong Kong e outros nove da Turquia que contaram com o apoio do Governo turco, faz parte do Noah’s Ark Ministries International um ministério como se autodenomina, que visa encontrar a famosa Arca de Noé, a descoberta havia sido feita no mês de Outubro de 2009.

O local de escavações foi o Monte Ararat (a mais alta montanha da Turquia). Tem a forma de um cone vulcânico coberto de neves eternas localizado no extremo nordeste da Turquia, a 16 km a oeste do Irã e a 32 km ao sul da Armênia.


Foto 1
O arqueólogo Yang Ving Cing inspeciona estrutura de madeira encontrada no monte Ararat, na Turquia


Foto 2


Foto 3

Um grupo de cientistas turcos e chineses afirma ter localizado a Arca de Noé no monte Ararat, de acordo com a imprensa turca. O pesquisador chinês Yang Ving Cing diz que eles encontraram uma estrutura antiga de madeira em uma altitude de 4 mil metros no monte que fica no leste da Turquia, na fronteira com o Irã.

O cientista é membro de uma organização internacional dedicada à busca pela arca em que, conforme a Bíblia, Noé e sua família escaparam do Dilúvio Universal.

Segundo Cing, a estrutura encontrada tem 4.800 mil anos.

"Não é 100% seguro que seja a arca, porém pensamos que é 99,9%", disse Cing à agência turca ANADOLU. "A estrutura do barco tem muitos compartimentos, o que indica que podem ser os espaços onde se localizavam os animais", afirmou.

O pesquisador disse ainda que pediu ao governo turco para que proteja a zona para poder iniciar as escavações. Além disso, ele afirmou que pediu à UNESCO que coloque o local na sua lista de patrimônio da humanidade.

Não é a primeira vez que o grupo afirma ter encontrado a arca no Ararat (a montanha mais alta da Turquia) e onde a Bíblia afirma que Noé desceu quando baixaram as águas do Dilúvio.

O comprimento das ruínas da arca é 148,32 metros, que é exatamente 300 côvados egípcios (1 côvado = 49,44 cm)! Moisés foi educado em Egito e não era familiar com o côvado hebreu que, a propósito, ainda não era uniforme quando Moisés escreveu o gênesis.


 
NIMROD
1º Rei dos Sumérios
Foi dele o primeiro reino humano e floresceu - por volta de 2.450 a.C.

1 - Segundo a Bíblia, o reinado de Nimrod incluía as cidades de Babel, Ereque, Acade e Calné, todas na terra de Sinear ou Senaar (Gênesis 10:10). Foi, provavelmente, sob o seu comando que se iniciou a construção de Babel e da sua torre. Tal conclusão está de acordo com o conceito judaico tradicional.

2 - Sobre este homem, Josefo escreveu: "Pouco a pouco, transformou o estado de coisas numa tirania, sustentando que a única maneira de afastar os homens do temor a DEUS era fazê-los continuamente dependentes do seu próprio poder. Ele ameaçou vingar-se de DEUS, se Este quisesse novamente inundar a terra; porque construiria uma torre mais alta do que poderia ser atingida pela água e vingaria a destruição dos seus antepassados. O povo estava ansioso de seguir este conselho, achando ser escravidão submeter-se a DEUS; de modo que empreenderam construir a torre [...] e ela subiu com rapidez além de todas as expectativas." — Jewish Antiquities (Antiguidades Judaicas), I, 114, 115 (iv, 2, 3)

3 - Parece que Nimrod estendeu o seu domínio ao território da Assíria e construiu ali "Nínive, e Reobote-Ir, e Calá, e Resem, entre Nínive e Calá: esta é a grande cidade" (Génesis 10:11, 12 NM). Miquéias 5:6 informa: "Eles apascentarão a terra da Assíria pela espada e a terra de Nimrod pelo seu punhal" (BJ), o que parece associar a terra de Assur, em Génesis 10:11, com a Assíria. Visto que a Assíria evidentemente derivou seu nome de Assur, filho de Sem, Nimrod ou Ninrode, como neto de Cam, deve ter invadido território semita. Assim, parece que Nimrod começou a tornar-se um poderoso, ou herói, não só como caçador de animais, mas também como guerreiro, homem de agressão. (Génesis 10:8)

 
TORRE DE BABEL
2450 a.C. (aproximadamente)

1 - Torre de Babel - Começou a ser edificada depois do Dilúvio, com o intuito de estabelecer um centro de renome e de evitar um movimento dispersivo.
Não havia pedras nem cal pra argamassa naquela planície de aluvião do Senaar, de modo que tiveram de fazer tijolos para tal construção e usar betume ao invês de cal.  O betume era abundante na parte superior daquele rio.

2 - Segundo a narrativa bíblica no Gênesis, foi uma torre construída por um povo com o objetivo que o cume chegasse ao céu (até as nuvens), para tornarem o nome do homem célebre.
Isto era uma afronta dos homens para DEUS, pois eles queriam se igualar a Ele. DEUS então parou o projeto, depois castigou os homens de maneira que estes falassem varias línguas para que os homens não se entendessem e não pudessem voltar a construir uma torre com esse propósito.
Esta história é usada para explicar a existência de muitas línguas e raças diferentes.
A localização da construção teria sido na planície entre os rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia (atual Iraque), uma região célebre por sua localização estratégica e pela sua fertilidade.



Império SUMÉRIANO
2500-2000 a.C.
(500 anos)


ABRAÃO
2219-2044 a.C.
(175 anos)

Abraão (em hebraico: אברהם, Avraham ou ’Abhrāhām) é um personagem bíblico citado no Livro do Gênesis a partir do qual se desenvolveram três das maiores vertentes religiosas da humanidade: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Entretanto, arquelogistas não encontraram nenhuma evidência significativa da existência de Abraão. É o primeiro dos Patriarcas bíblicos e fundador do monoteísmo dos hebreus. 
 
 
Saiu de Ur dos Caldeus (onde vivia) e pela fé viajou à Canaã (a terra prometida por DEUS)


Abraão viajando com sua criação, para Canaã


De longe em longe Abraão acampava . . .


. . . e oferecia sacrifícios ao DEUS vivo


Seus rebanhos eram numerosos


Sara, sua mulher era estéril e por isso ela lhe autorizou a coabitar com sua serva Hagar, que lhe pariu um filho  - chamado Ismael (pai dos ismaelitas ou árabes)


Certa ocasião, Abraão recebeu cordialmente estranhos viajantes (eram anjos)


Abraão separou-se de seu sobrinho , porque não concordava com certos procedimentos do mesmo


DEUS provou a fé de Abraão, pedindo que ele sacrificasse o seu único filho Isac


Império ASSÍRIO
824-671 a.C.
(153 anos)


Império BABILÔNICO
605-539 a.C.
(66 anos)


Império MEDO-PÉRSA
538-331 a.C
(207 anos)


HAMURAB
Rei da Babilônia
1810-1750 a.C.
(60 anos)

Hamurabi, Hamurábi, Hammurabi (também são usadas as transcrições Hammu-rapi ou Khammurabi), nascido supostamente por volta de 1810 a.C. e falecido em 1750 a.C., foi o sexto rei da primeira dinastia babilônica.
Conseguiu, durante o seu reinado, conquistar a Suméria e Acádia, tornando-se o primeiro rei do Império babilônico.
Hamurabi reinou de 1792 a.C. até sua morte, em 1750 a.C., tendo ampliado a hegemonia da Babilônia por quase toda a Mesopotâmia, iniciando pela dominação do sul, tomando Ur e Isin do rei de Larsa no início de seu reinado.

Em 1762 a.C. conquistou Larsa, em 1758 a.C. tomou Mari, em 1755 a.C. Eshnunna e provavelmente em 1754 a.C. conquistou Assur.

Foi o primeiro grande organizador que consolidou o seu império sobre normas regulares de administração.

Tornou-se famoso por ter mandado compilar o mais antigo código de leis escritas, conhecido como Código de Hamurabi no qual consolidou uma legislação pré-existente, transcrevendo-a numa estela de diorito em três alfabetos distintos.


MOISÉS
1391-1271 a.C
(120 anos)

Moisés (em hebraico: מֹשֶׁה; moderno: Moshe tiberiano: Mōšé; em grego: Mωϋσῆς, Mōüsēs; em árabe: موسىٰ, Mūsa; foi um profeta israelita, da Tribo de Levi, escritor da Bíblia hebraica Tanakh, correspondente aos cinco primeiros livros do Antigo Testamento cristão.

É o patriarca dos judeus, considerado por eles seu o principal legislador e um dos mais importantes líderes religiosos desse povo. Moisés também é venerado no cristianismo, como um dos patriarcas bíblicos, profeta e santo do Antigo Testamento, sendo também considerado um grande profeta pelos muçulmanos.

De acordo com a Bíblia e a tradição judaico-cristã, Moisés realizou diversos prodígios apos uma epifania. Liderou o povo judeu em fuga da escravidão no Antigo Egito, tendo instituído a Páscoa Judaica. Depois guiou seu povo através de um êxodo pelo deserto durante quarenta anos, que se iniciou através da famosa passagem em que Moisés abre o Mar Vermelho, para possibilitar a travessia segura dos judeus. Ainda segundo a Bíblia, recebeu no alto do Monte Sinai as Tábuas da Lei de Deus, contendo os Dez Mandamentos.


HISTÓRIA  DE  MOISÉS


Joquebed (mãe de Moisés), tramando uma cestinha para colocar o nenê que ela iria ganhar e por esse motivo arquitetou um plano para salvar a criança.  As mulheres hebréias estavam proibidas de ter filhos (se os tivesse, seriam mortos).


Sua irmã Miriam (Maria, em latim) se encarregou de soltar a cestinha no rio Nilo, com o nenê dentro, no exato lugar onde a filha do Faraó se banhava.  A princesa chamava-se Thermutis segundo Josefo;  Merris (ou Meri), para Euzébio e Bitia para os Rabinos.


E o plano deu certo. A princesa avistou a cestinha flutuando . . . e ordenou às suas servas que a recolhessem - e qual não foi a sua surpresa ao abrí-la . . .  havia dentro um recém nascido que foi chamado de Moisés (que quer dizer:  "Tirado das águas").


Foi quando Miriam (irmã de Moisés) se aproximou da Princesa Thermutis e se ofereceu para arrumar uma ama de leite que estava amojada e tinha perdido o nenê - ao que a Princesa concordou.
Então . . .  Miriam trouxe Joquebede (a própria mãe da criança), para tal função régia.


Aqui vemos o menino Moisés, recebendo instrução principesca, em palácio


Moisés (já moçito), contemplando a vista do Palácio onde fora criado


O Príncipe Moisés numa pose de nobre, nas escadarias do Palácio


Certo dia, o Príncipe Moisés (que já sabia das suas verdadeiras origens hebraicas), presenciou um egípcio maltratanto um hebreu (escravo da côrte).
Se aproximou . . .  e tomou as dores do maltratado, defendendo-o


Não pensou duas vêzes e matou o egípcio.  Aquele ato impensado, foi presenciado e denunciado às autoridades.
Moisés teve medo, porque a qualquer estrangeiro não permitido rinhar e muito menos matar um egípcio;  diante deste fato . . .  fugiu para o deserto de Midiã.


No deserto de Midiã buscou trabalho e se empregou de pastor de ovelhas na fazenda de um tal de Labão (homem íntegro e abastado).


Desmonstarndo competência no trato para com os ovinos, logo granjeou confiança de Labão.
Deixa estar que Labão tinha uma linda filha chamada Zípora (com a qual Moisés se enamorou, casou e de quem ganhou dois filhos - Gérson e Eliézer).


Continuou pastoreando o rebanho ovino de Labão, até que . . .


Um dia, presenciou uma cena inédita:  Contemplou uma "sarsa" ardendo em chamas.
Olhava . . .  olhava e a sarsa continuava sem ser consumida.
Percebeu que via algo incomum - quando ouviu uma voz que lhe dia: 
"Moisés . . .  tira as sandálias dos teus pés, poque o lugar em que pisas é santo."
Então Moisés comprendeu que DEUS é quem falava com ele - ao que respondeu: 
"Senhor . . .  que queres que eu faça?"
Logo a mesma voz lhe instruiu, para voltar ao Egito e resgatar a liberdade de seu povo que lá estava escravo por 430 anos.


Moisés recebeu instruções de DEUS que também, lhe deu poderes ecepcionais de transformar uma bengala em uma serpente (era o poder de seu DEUS), o que deveria demonstrar ao Faraó, para conferir a sua autenticidade.
Mas o Faráo não se satisfêz, mandando que um mago da corte também procedesse daquela maneira.


MORTE DOS ANIMAIS

Moisés falou ao Faraó que, o DEUS do céu a quem ele servia lhe disse - que executaria dez juízos sobre o Egito (que foram as dez pragas), sendo que a última foi a morte de todos os primogênitos egípcios.


SARAIVADA


ÁGUAS EM SANGUE


INVASÃO DE MOSCAS


INVASÃO DE RÃNS


INVASÃO DE GAFANHOTOS

Depois ainda veio:
- O aparecimento de úlceras e tumores malígnos nas pessoas e nos animais;
- As trevas assustadoras;
- O pó da terra em mosquitos;
- A morte dos primogênitos.

Só então o Faraó permitiu a saída dos hebreus . . .  porém, ao cabo de um bom tempo o Faraó ordenou que o seu exército saísse no encalço dos hebreus . . .
Os hebreus já chegavam às margens do Mar Vermelho e perceberam que estavam sendo seguidos, ao que Moisés lhos disse:  "Hoje vereis quão grande maravilhas o nosso DEUS fará"
Moisés levantou suas mãos ao céu . . .  e as águas do Mar Vermelho de abriram para os lados . . .  o povo passou naquele vao, com os pés enxutos . . .  e, quando acabou de passar o último hebreu, Moisés orou novamente . . .  e o Mar Vermelho sepultou toda aquela tropa do exército do Faraó.



A passagem do Mar Vermelho


O sepultamento do exército do Faraó nas águas do Mar Vermelho

Recolhendo MANAH

Ao chegarem na outra banda do Mar Vermelho, o povo estava com fome - então, Moisés rogou ao SENHOR que enviava daí em diante em todas as manhã o MANÁ (uma espécie de pão dos anjos).
O povo queria comer carne, também - então Moisés orou novamente e o SENHOR enviava codornizes todos os dias.
Porém . . .  no sexto dia da semana era para recolher porção em dobro, porque no sétimo dia da semana não haveria aquele milagre - era O DIA DE DESCANSO E SANTIFICAÇÃO desde a criação.


Recolhendo codornizes


Jorrou água das rochas de Refidim

No deserto, o povo sentia muita sêde, então DEUS ordenou a Moisés que falasse com uma rocha - mas, Moisés lhe desobedeceu e tocou na rocha, da qual jorrou água em abundância - porém, aquele pecado de desobediência Moisés teve de pagar no seu último dia de vida - como veremos mais adiante.


A serpente bronze

Moisés certo dia recebeu instruções de DEUS, para levantar uma serpente de bronze num madeiro no deserto afim de que, qualquer pessoa que fosse picada por serpente . . .  ao mirar aquela serpente de bronze - ficaria curado.

Aquilo era uma figura de linguagem que apontava para o SALVADOR do mundo


Certo dia, Moisés subiu ao monte SINAI (também conhecido como Monte Horeb).
E o monte fumegava . . .
E o monte tremia . . .

Lá no cimo do monte DEUS falou com Moisés (face a face) e lho deu duas tábuas de pedra nas quais constavam os DEZ MANDAMENTOS


Moísés recebeu aquela preciosa dádiva e se encaminhou para descer . .


E descendo ouviu um grande alarido do povo . . .  que havia feito um bezerro de ouro ao qual adoravam . . .


Moisés enfurecido com aquele desrespeito ao SENHOR - jogou com forças as duas pedras dos "Dez Mandamentos" ao chão - espatifando as duas pedras . . .


Depois de repreender veementemente o seu povo idólatra, ordenou que o tal bezerro fosse queimado e derretido - assim foi feito

A LEI DE DEUS
com os
DEZ MANDAMENTOS


DEUS ainda instruiu para Moisés construir um SANTUÁRIO
que à princípio foi uma TENDA DE ADORAÇÃO 
que depois da morte de Moisés, seu substituto Josué o tranformou num TABERNÁCULO 
e que mais tarde o rei Salomão o transformou num TEMPLO


A ARCA DO CONSERTO
Dentro estavam as duas tábuas da Lei de Deus
Um gômer com uma amostra do Maná
e
ao lado de fora repousava a Vara de Arão (que floreceu)


Os demais móveis do Santuário
O armário da proposição;  o candelabro dos sete capitéis;  e a mesa dos pães asmos.


Moisés se achou duro de língua no falar e DEUS consentiu que ele então ordenasse ao seu irmão Arão (ou Anrão), para ser o Sumo (principal) Sacerdote


Arão (depois de ordenado por Moisés), ordenou aos demais membros ao sacerdócio levítico, hebreu


Arão com a sua vara (que floreceu)


ARÃO e HUR  AUXILIAM MOISÉS
Moisés ainda enfrentou os exércitos do povo daquela terra que seria invadida e tomada . . .  porém, seguia rigorosamente as instruções de DEUS, vencendo-os um a um.


OS  ESPIAS  RETORNANDO

Os hebreus guiados por Moisés, ao chegarem defronte à terra de Canaã (a qual seria tomada), estavam anciosos por saber da fertilidade e das riquesas daquela terra prometida . . .

Então Josué enviou os espias, para vasculharem de como era aquela terra . . .
ao voltarem, trouxeram um cacho gigante de uvas que precisava de dois homens para o transportá-lo.


NO CUME DO MONTE PISGA

Moisés anciava para apossar-se daquela terra - mas o SENHOR lho disse que ele lá não entraria (em represália por ele ter tocado com o seu cajado na rocha de Refidim, ao invés de somente falar) 
- porém, poderia contemplá-la, ao subir no cume do monte Pisga (ao oriente do rio Jordão).


MORTE DE MOISÉS

Moisés, tristemente contempla a terra de Canaã - do cume do monte Pisga e lá morreu o maior de todos os profetas do SENHOR.

"Posteriormente, o Diabo disputou o corpo de Moisés." (Judas 9). 

"E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera cara a cara." (Deuteronômio 34:10)


JESUS com Moisés e Elias
defronte aos discípulos
Pedro, Tiago e João

"Certa feita, JESUS tomou consigo a Pedro, Tiago e João e os levou em particular a um alto monte e se transfigurou diante deles;  o seu rosto resplandecia como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias falando com JESUS". (S. Mateus 17:1-3)


Estela com o "Código de Hamurabi"


SARGÃO II
Rei da Assíria
721-705 a.C.
(16 anos)

Sargão II foi rei da Assíria entre aproximadamente 721 a.C. à 705 a.C.; seu nome significa "rei legítimo", (ܣܪܓܘܢ em siríaco),tendo governado durante cerca de 16 anos. Subiu ao trono após a misteriosa morte de seu antecessor e possivelmente irmão, Shalmaneser V em 721 a.C.. Possivelmente terá sido filho de Tiglath-Pileser III , embora alguns historiadores afirmem que foi um usurpador do trono e alheio à família real.

Com uma meta de conquistas estendeu e consolidou os domínios legados por seus antesessores, subjugou os caldeus e arameus na parte sul da Babilônia, sobre o reino de Urartu e também os povos do norte do território armênio, assim como sobre a Síria e Palestina, consolidando a expansão iniciada por seu pai, e impondo aos dominados o culto ao deus Ashur, divindade epónima da Assíria.

Com a finalidade de ajudar seus aliados ameaçados por Rusa I, rei de Urartu e inimigo dos Assírios chegou ao Curdistão em 714 a.C.. Provavelmente morreu em alguma de suas inúmeras batalhas.



SENAQUERIB
Rei da Assíria
701-681 a.C.
(20 anos)

Senaquerib subiu ao trono quando seu pai, Sargão II, foi morto, em 704 a.C..

Em 701 a.C. invadiu o Reino de Judá, tendo tomado 46 cidades. O rei de Judá, Ezequias, enviou-lhe mensagem de submissão, acompanhada de valiosos presentes, mas o monarca assírio não se satisfez, exigindo a rendição de Jerusalém, o que foi recusado. Senaquerib, porém, desistiu do cerco da cidade, retirando-se para sua capital, Nínive.

O resto de seu reinado ele o passou em campanhas militares contra rebeldes no seu império, sendo assassinado em 681 a.C. por dois de seus filhos.


ESARHADON
ou
ASSARADÓN
Rei da Assíria
681-669 a.C.
(12 anos)

As suas origens são aramaicas. No ano 681 a.C. o rei Senaquerib foi assassinado, provavelmente com iniciativa ou participação dos proprios filhos ou uns deles. Os quatro filhos lutaram entre si por seis semanas. Esarhaddon, o mais novo, voltou à capital Nínive em marchas forçadas e combateu os irmãos que fugiram para exílio no exterior.

Desta maneira Esarhaddon tinha-se imposto como rei da Assíria, e segundo um relato existente na Bíblia (II Reis 19:35-37), após o assassinato do pai, os seus irmãos tenham-se retirado para o "país de Ararat", identificado geralmente como Urartu.

Uma das obras mais relevantes do reinado de Esarhaddon foi a reconstrução da Babilónia, que tinha sido destruída por seu pai, Senaquerib, em 689 a.C., sendo provável que, nesta época, a capital do império assírio tenha se transferido para lá.


ASSURBANIPAL
Rei da Assíria
669-627 a.C.
(42 anos)

Assurbanipal era filho de Esarhaddon (ou Asarhaddão), morto por volta de 669 a.C., tentando reconquistar Mênfis, a capital egípcia que se rebelara após a conquista. Após a morte de Assaradão, o império assírio foi dividido: seu irmão Chamás-Chum-Uquim reinou sobre a Babilônia e Assurbanipal, o restante do império. Mênfis foi reconquistada e o domínio assírio cresceu para o sul do Egito, até Tebas. Chamás-Chum-Uquim, por volta de 652 a.C., atacou uma tropa de Assurbanipal, perto da Babilônia.

Iniciou-se uma guerra civil, só terminada após 3 anos de cerco da Babilônia. Finalmente, Chamás-Chum-Uquim morreu no seu próprio palácio e Assurbanipal deu-lhe um funeral digno, e vingou-se dos outros rebeldes:

"Eu alimentei com seus cadáveres, cortados em pedaços pequenos, cães, porcos, abutres, águias, os pássaros do céu e os peixes do oceano".

Após isso, Assurbanipal atacou um antigo protegido, o rei de Elam, que aceitou suborno de Chamás-Chum-Uquim. A guerra com os elamitas foi longa e, em 639 a.C., os assírios venceram a última batalha. Toda a região de Elam foi destruída e a capital saqueada. O zigurate de Susa foi destruído e os templos, profanados e saqueados.

Foi o momento em que era maior o império assírio, mas nunca este império foi, ao mesmo tempo, tão forte e tão fraco, com o Elam destruído, a Babilônia devastada, pequena parte da população a seu favor, fenícios cheios de ódio pelos assírios, tendo os gregos como rivais e como vassalos príncipes assírios pouco confiáveis e, além do mais, seu exército cansado após quase um século de guerras.

Depois de sua morte, o império decaiu e nunca mais recuperou o esplendor.

Assurbanipal vangloriava-se de seus feitos sangrentos, mas, apesar da sua ferocidade, é mais lembrado como o estudioso que criou a grande Biblioteca de Ninive, com uma coletânea com obras em escrita cuneiforme, hoje responsável pela maior parte do que se sabe dos povos da Mesopotâmia. Esta biblioteca continha milhares de textos (crônicas, cartas reais, decretos, religião, mitos, e muitos outros) escritos em tabuinhas de barro cozido.


Estátua do Faraó TUTMÉS I
1520-1492 a.C.
(28 anos)

Tutmés I ou Tutmósis I foi o terceiro rei da XVIII Dinastia egípcia, sucessor de Amen-hotep I. Teve um reinado de treze anos, ficando conhecido por ter concedido ao Egipto um grande poderio militar.

As origens familiares de Tutmés I não são claras. Para alguns especialistas, ele seria filho do rei Amen-hotep I e de uma concubina de nome Semiseneb. Habitualmente considera-se que a sua legitimação como rei advém do facto de ter casado com Ahmose, filha do rei Ahmés e da rainha Ahmés-Nefertari e irmã de Amen-hotep I. Uma vez que Amen-hotep I não tinha gerado uma sucessor quando morreu, Tutmés ter-se-ia tornado rei devido ao seu casamento com a irmã do falecido monarca, o que demonstraria a importância da mulher na dinastia real. Da união entre Tutmés e Ahmose resultaram dois filhos e duas filhas. Uma das suas filhas foi Hatchepsut, que mais tarde se tornaria soberana do Egipto.

Tutmés I foi enterrado na tumba KV38 no Vale dos Reis.



Máscara mortuária do Faraó TUTANKÂMON



Múmia do Faraó TUTANKÂMON
1324-1305 a.C.
(19 anos)

Tutancâmon (também conhecido pela grafia Tutankhamon) foi um faraó do Antigo Egito que faleceu ainda na adolescência.

Era filho e genro de Akhenaton (o faraó que instituiu o culto de Aton, o deus Sol) e filho de Kiya, uma esposa secundária de seu pai. Casou-se aos 10 anos, provavelmente com sua meia-irmã, Ankhesenamon. Assumiu o trono quando tinha cerca de doze anos, restaurando os antigos cultos aos deuses e os privilégios do clero (principalmente o do deus Amon de Tebas). Morreu em 1324 a.C., aos dezenove anos, sem herdeiros - com apenas nove anos de trono - "o que levou especialistas a especularem sobre a hipótese de doenças hereditárias na família real da XVIII dinastia", na opinião de Zahi Hawass, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

Devido ao fato de ter falecido tão novo, o seu túmulo não foi tão suntuoso quanto o de outros faraós, mas mesmo assim é o que mais fascina a imaginação moderna pois foi uma das raras sepulturas reais encontradas quase intacta. Ao ser aberta, em 1922, ela ainda continha peças de ouro, tecidos, mobília, armas e textos sagrados que revelam muito sobre o Egito de 3400 anos atrás.



NEFERTITI
1380-1345 a.C.
(35 anos)
Nefertiti foi uma rainha da XVIII dinastia do Antigo Egipto, esposa principal do faraó Amen-hotep IV, mais conhecido como Akhenaton.


 
Múmia do Faraó RAMSSÉS I
1292-1290 a.C.
(2 anos)

 Originalmente chamado Paramessu, Ramsés I não nasceu no seio de uma família real. Ele se tornou um grande militar no Baixo Egito. Ele era um militar de carreira, originalmente chefe dos arqueiros, e depois acabou se tornando vizir. Ramsés I também foi alto sacerdote do templo de Amom.

Sucedeu ao faraó Horemheb que, provavelmente, morreu sem ter tido filhos. Pouco se sabe sobre seu governo, que há de ter sido breve (um ano ou dois) e o seu único ato conhecido foi nomear como herdeiro seu filho, Seti I (ou Maat-Men-Rá).

Como escreveu Maneton, Ramsés I fundou uma dinastia inteiramente nova, sem qualquer vínculo com os reis anteriores. O nome de seu filho, Seti, a devoção de vários de seus descendentes ao culto de Ptah e a predileção de Ramsés II pelo Delta, parecem indicar o Baixo Egito como origem dessa família.

Em seu governo, Tebas continuou sendo a capital do país, devido à predominância dos sacerdotes de Amon. Talvez seja por isso que Maneton considera essa dinastia como tebana, embora o mais provável é que fosse menfita.

Se Ramsés I era, como muitos estudiosos admitem, um companheiro de armas de Horemheb, desde os tempos de Akhenaton, ele já seria um homem velho quando se tornou faraó, e seu curtíssimo reinado parece confirmar essa hipótese.

Ramsés I foi enterrado na tumba KV16.


SAUL
1º Rei de Israel
1103-1063 a.C.
(40 anos)

Antes de Saul, não pode-se definir uma nação israelita. Tratava-se de diversas tribos unidas por laços étnicos e culturais, que aliavam-se ou batalhavam entre si de acordo com a conveniência, e eram governadas por juízes, geralmente pessoas de renome que lideravam suas respectivas tribos em combates, e serviam como legisladores em tempo de paz. O elemento religioso judaico, com a crença no DEUS único veio a trazer uma frágil aliança entre estas tribos em torno do Tabernáculo e da Arca da aliança.

De acordo com o texto bíblico, com o envelhecimento do último juiz Samuel, as tribos israelitas uniram-se para pedir um rei que pudesse guiá-los como havia nas outras nações. Apesar da oposição por parte de Samuel à proposta (já que DEUS deveria ser o "único rei" de Israel), este acaba pedindo um sinal divino que lhe indica o benjaminta Saul como escolhido para governar o seu povo, apesar da oposição de alguns.


O pequeno David enfrentando o grande gigante Golias que desafiava o exército do rei Saul
Derrubou o gigante com uma pedrada de funda.


DAVID
2º Rei de Israel
1063-1023 a.C.
(40 anos)

David ou Davi (em hebraico: דוד, literalmente "querido", "amado"; no hebraico moderno Dávid, no hebraico tiberiano Dāwiḏ; em árabe: داود) foi o segundo monarca do reino unificado de Israel, de acordo com a Bíblia hebraica. Foi retratado como um rei bondoso, embora dotado de alguns defeitos, bem como um guerreiro, músico e poeta talentoso, que recebe tradicionalmente crédito por alguns dos salmos presentes no Livro de Salmos.

O célebre arqueólogo americano Edwin Thiele estabeleceu sua data de nascimento por volta de 1040 a.C., e sua morte em 970 a.C., tendo reinado sobre Judá de 1010 a 1003 a.C., e sobre o reino unificado de Israel de 1003 a 970 a.C. Os livros bíblicos de Samuel, I Reis e I Crônicas são a única fonte de informação disponível sobre sua vida e seu reinado, embora a estela de Tel Dan registre a existência, em meados do século IX a.C., de uma dinastia real judaica chamada de "Casa de David".

A vida de David é particularmente importante para a cultura judaica, cristã e islâmica. No judaísmo David, ou Melekh David ("Rei Davi"), é o Rei de Israel e do povo judaico; um descendente direto seu será o Mashiach, o Messias judaico. No cristianismo David é mencionado como um ancestral do pai adotivo de Jesus, José, e no islamismo é conhecido como Daud, um profeta e rei de uma nação. Filho de Jessé, da tribo de Judá, teria nascido na cidade de Belém e se destacado na luta dos israelitas contra os filisteus. Tornou-se rei, sucedendo a Saul e conquistou Jerusalém, que transformou em capital do Reino Unido de Israel.


O rei David espiou Bate-Sebá (esposa de seu general Urias) se banhar nua . . .  encantou-se com a sua formosura e adulterou com ela . . .


O rei David arrependido de seu adultério, orou ao seu DEUS . . .  que lhe perdou . . .  porém, o filho adulterino morreu . . . e, mais tarde, essa mesma mulher lhe pariu o filho Salomão (que tornou-se rei sucessor do reino de Israel unificado) . . .


SALOMÃO
3º Rei de Israel
1023-983 a.C.
(40 anos)

O nome Salomão ou Shlomô (em hebraico:שלמה), deriva da palavra Shalom, que significa "paz", tem o significado de "Pacifico". Foi adicionalmente chamado de Jedidias (em árabe سليمان Sulayman) pelo profeta Natã, nome que em hebraico significa "Amado de Jeová". (II Samuel 12:24, 25)


O rei Salomão recebe a famosa rainha de Sabá, quando pratica o famoso julgamento entre as duas mulheres que reivincavam a maternidade de uma mesma criança . . . 

Salomão demonstrando ter grande sabedoria que lhe vinha do alto, ordenou ao soldado que dividisse a criança ao meio, quando uma das mulheres atirou-se sobre a criança para lhe proteger . . .

Então, o rei Salomão ordenou ao soldado:  "Entrega a criança a essa que está sobre a criança (sua verdadeira mãe) e mata essa falsa mãe, que não se importou com a injustiça que seria feita."


Idealização do Templo de Salomão
Ordenou a construção do Templo de Jerusalém, no seu 4.º ano, também conhecido como o Templo de Salomão, levado a efeito por Hiram Abiff, segundo a Bíblia, em Reis e em Crônicas. Depois disso, mandou construir um novo Palácio Real para o Sumo Sacerdote, o Palácio da Filha de Faraó, a Casa de Cedro do Líbano e o Pórtico das Colunas. A descrição do seu Trono era exemplar único em seus dias. Mandou construir fortes muralhas na cidade de Jerusalém, bem como diversas cidades fortificadas e torres de vigia.

Salomão se notabilizou pela sua grande sabedoria, prosperidade e riquezas abundantes, bem como um longo reinado sem guerras. É um personagem bíblico envolto em muitos mitos e lendas extra-bíblicas.
Foi após a sua morte, que ocorre o previsto cisma nas Tribos de Israel, originando o Reino de Judá (formado por 2 Tribos), ao Sul, e o Reino de Israel (formado por 10 Tribos), ao Norte.


TEMPLO de SALOMÃO
1012-587 a.C.
(425 anos)

O Templo de Salomão (no hebraico בית המקדש, Beit HaMiqdash), foi edificado o primeiro Templo em Jerusalém sob o monte Muriá (onde DEUS ordenou que Abraão sacrificasse seu filho Isac), construído no século XI a.C., e funcionou como um local de culto religioso judaico central para a adoração a JAVÉ, Deus de Israel e onde se ofereciam os sacrifícios conhecidos como korbanot.


 
Vista 2


Vista 3


No Templo de Salomão havia o: 
Átrio exterior, onde permanecioam os gentios e as mulheres;
Átrio interior (ou lugar santo), onde permaneciam os homens;
Santíssimo (ou lugar santíssimo) onde estava a
Arca do Conserto (Arca da Aliança), que continha as
duas tábuas da "Lei de Deus" (dos Dez Mandamentos),
um vaso (chamado gômer) que continha o MANÁ
e ao lado a Vara de Abraão (que floreceu).


SHEKHINAH
ou
SHEKINÁ

Shekhinah ou Shekiná (em hebraico: שכינה, Pronúncia:; "habitação", "assentamento") (outras transliterações possíveis: Shekinah, Shechinah, Shekina, Shechina, Schechinah) é a grafia em português de uma palavra gramaticalmente feminina em hebraico e é utilizada para designar a habitação ou presença de Deus (cf. divina presença), especialmente no Templo em Jerusalém.

"E ali virei a ti, e de cima do [propiciatório], do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel". (Êxodo 25:22)

No lugar Santíssimo só entrava o Sumo Sacerdote, para consultar ao ALTÍSSIMO DEUS  e  pedir perdão para o povo.


O Templo de Salomão foi arrazado pelo exército do rei Nabucodonosor (1012-587 a.C.); 
naquele lugar foi erguido o Templo de Zorobabel (515-063 a.C.); 
que foi reformado e ficou conhecido por Templo de Herodes (063 a.C. - 070 a.D.);
que foi o Templo contemporâneo de JESUS CRISTO . . .  sendo totalmente destruído pelo exérciro romano comandado por Tito e arrazado no ano de 70 a.D.

Naquele lugar hoje está a grande e bela Mesquita de Omar (conforme a foto que se vê acima).

Confrontar com os escritos de Daniel 11:31; 12:11.



ELIAS
IX a.C.
Profeta do reino da Samaria


ELIAS FOI UM MODELO DO PRECURSOR DE JESUS

A vida do profeta Elias girou em torno do conflito entre a religião do Senhor e a religião de Baal. Sua missão era levar os israelitas a reconhecerem sua apostasia e reconduzi-los à fidelidade ao Deus de Israel.

O modo corajoso do profeta Elias falar ao rei Acabe e denunciar a impiedade de Israel fez dele um profeta exemplar, e a pessoa mais qualificada daquela época para ser um exemplar modelo do precursor de Jesus Cristo. Elias era um restaurador e um reformador, empenhado em restabelecer o concerto entre Deus e Israel. A coragem e a fé patentes em Elias não têm paralelo em toda a história da redenção. Seu desafio ao rei Acabe, sua repressão a todo o Israel e seu confronto com os 450 profetas de Baal foram embates que ele os enfrentou dispondo apenas das armas da oração e da fé em Deus. A oração é o elo de ligação que carecemos para recebermos as bênçãos de Deus, o seu poder e o cumprimento das suas promessas. Nossas orações não serão atendidas se não tivermos fé genuina, verdadeira. A oração só poderá ser eficaz se feita segundo a vontade de Deus (I João 5:14-15). O profeta Elias tinha certeza de que o Deus de Israel atenderia a sua oração por meio de fogo e, posteriormente, da chuva porque recebera a palavra profética do Senhor e estava plenamente seguro de que nenhum deus pagão era maior do que o Deus de Israel, nem mais poderoso (I Reis 18:1, 21-24).


O Profeta Elias é chamado por DEUS


Elias desafia os 450 profetas de Baal


Elias ressucita o filho da viúva


Elias repreende Jezabel e por isso fugiu dalí


Elias foge para as montanhas e lá é alimentado pelas aves do céu


Elias é levado glorificado, num carro de fogo ao céu e atira seu manto para Eliseu


JESUS com Moisés e Elias
defronte aos discípulos
Pedro, Tiago e João

Elias foi o 2º vivente glorificado e levado vivo, para o céu



 
NECHO II
Máscara mortuária do Faraó - Rei do Egito
660-593 a.C.
(67 anos)

Necho II (também Neco ou Nekaw), filho de Psamtek I "Wahibre" ou Psamético I e de Méhétenweskhèt e casou-se com Chédebnitjerboné de quem teve Psamtek II "Neferibre" faraó do Egipto.

Assistiu ao fim do Império Assírio e à ascensão do Império Babilônico sob Nabopolassar (626- 605 a.C.).

Tentou impedir o avanço caldeu aliando-se à Assíria para deter Nabucodonosor II (605- 562 a.C.), filho e herdeiro de Nabopolassar.

Na Palestina foi detido por Josias, Rei de Judá, em Megido, cidade no centro norte da Palestina. Derrotou e matou o rei Josias, em 609 a.C. na Batalha de Megido. O próprio Rei de Judá entrou em batalha para deter o exército egípcio do Faraó Neco II, mas acabou sendo morto.

A batalha decisiva ocorreu em Carquêmis, no norte da Síria, em 605 a.C., entre Necho II e Nabucodonosor II. Graças ao atraso e danos provocados pelo rei judaico Josias, Necho foi derrotado e a Babilônia pôde consolidar seu domínio sobre a região. Com a derrota definitiva do exército de Neco II, a Babilônia conquistou tudo que pertencia ao Egito, entre o Rio Nilo e o rio Eufrates.

Apesar do fracasso militar, houve um progresso científico no reinado de Necho II: o Faraó contratou o fenício Hanon para realizar uma façanha para aquela época. o fenício partiu numa navegação, saindo do Mar Vermelho, contornou toda a costa africana, retornando ao Egito pelo Mar Mediterrâneo. Essa manobra demorou apenas três anos.


NABUCODONOSOR  II
Rei da Babilônia (hoje Irac)
632-562 a.C.
(70 anos)

Nabucodonosor II ou Nebucadrezar (em acadiano Nabu - cudurri-utsur) é o filho e sucessor do Rei Nabopolasar e governou durante 43 anos o Império Neo-babilónico, entre 604-562 a.C. Não deve ser confundido com Nabucodonosor I que foi governante 500 anos antes. É o mais conhecido governante do Império Neo-babilônico.
Casou-se em 612 a.C. com a filha de Ciáxares, rei da Média. Foi sucedido pelo seu filho Evil-Merodaque. Ficou famoso pela conquista do Reino de Judá e pela destruição de Jerusalém e seu Templo em 587 a.C., além de suas monumentais construções na cidade da Babilónia, entre elas os Jardins Suspensos da Babilônia, que ficou conhecido como uma das sete maravilhas do mundo antigo.


 JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA
Uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo
Mandado construir pelo Rei Nabucodonosor II


JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA
Maravilha da Caldéia - 580 a.C.

Trata-se de um grande edifício com terraços interligados por escadarias, erguendo-se em forma de anfiteatro, e onde eram cultivados estupendos jardins, embelezados com fontes e estátuas. Para a irrigação desses jardins, bombeavam-se as águas do rio Eufrates até o terraço mais alto.

Foi construído por Nabucodonosor como presente à sua esposa Semíramis.

Os jardins não eram propriamente suspensos. O efeito provinha do fato dos terraços se situarem em diversos planos. Calcula-se que estivessem apoiados em colunas, cuja altura variava de 25 a 100 metros, rodeadas de escadas de puro mármore.

Aproximadamente no ano de 606 AC, o Império Babilônico dominava o mundo de então. Nabucodonosor II, o rei deste império, havia subjugado o povo de Israel e muitos foram levados para o cativeiro. Dentre os cativos estava o jovem Daniel, da Tribo de Judá. Babilônia era uma cidade de beleza e luxo. Seus palácios e Jardins Suspensos se tornaram uma das sete maravilhas do mundo antigo. Era cercada por imensos muros e gigantescas portas, além de um profundo fosso rodeando os muros. Babilônia era considerada uma cidade inexpugnável. O Rio Eufrates cortava a cidade em diagonal, sob os muros, fertilizando os maravilhosos jardins. O território que Nabucodonosor II governava tinha tido uma longa e variada história e estado sob o governo de diferentes povos e reinos. De acordo com o Gênesis, a cidade de Babilônia foi parte do reino fundado por Nimrod, bisneto de Noé. Nabopolasar (626-605 ac) foi o fundador do que se chama o Império Caldeu ou Império Neo-Babilônico, o qual teve sua idade de ouro nos dias do rei Nabucodonosor II e durou até que Babilonia caiu nas mãos dos medos-persas no ano 539.

Nabucodonosor II se orgulhava de "sua Babilônia", que ele dizia ter criado por suas próprias mãos, com a força de seu poder, para glória de sua magnificência. Mas ele não se preocupava em como seria quando ele não fosse mais o governante.


Estátua do sonho do rei Nabucodonosor (Daniel 2), interpretado pelo profeta Daniel


O sonho da estátua e o seu significado, dado pelo profeta Daniel:

A ESTÁTUA
Cabeça de ouro:  Império Babilônico
Peito e braços de prata:  Império Medo-Persa (duplo, dois braços)
Ventre e coxas de bronze:  Império Grego
Pernas de ferro:  Império Romano - (duas pernas: Ocidente e Oriente)
Pés de ferro e argila:  Dez dedos (dos pés), representa dez povos primitivos que não se uniriam, assim como o ferro não se une à argila.


Os dez povos primitivos, foram os formadores da EUROPA:

01- ÁVAROS  =  Eurásios (Russos e Siberianos);
02- CELTAS  =  Galenses, Holandeses, Inglêses e Irlandeses;
03- ESLAVOS  =  Eslovacos, Eslovenos, Bosnianos, Búlgaros, Croatas, Macedônios, Montenegrinos, Romenos, Sérvios e Tchecos;
04- GAULESES  =  Belgas, Franceses e Monastéricos;
05- GERMÂNICOS  =  Alemães, Austríacos, Húngaros e Suiços;
06- HÉRULOS  =  Polakos e Pomerânos;
07- LOMBARDOS  =  Italianos;
08- NÓRDICOS  =  Dinamarqueses, Islandeses e Noruegueses;
09- OSTROGODOS  =  Godos e Visigodos (Espanhóis e Portuguêses);
10- SUEVOS  =  Finlandeses e Suecos.



ARTAXERXES
Rei da Pérsia (hoje Irã)
465-424 a.C.
(41 anos)

Artaxerxes Longímano foi um Rei da Pérsia. Ela era filho de Xerxes I, e foi sucedido por seu filho Xerxes II. Seu apelido longímano foi dado porque ele tinha a mão direita maior que a mão esquerda.

Após o assassinato de Xerxes I, assumiu o trono persa Artaxerxes I.
No seu governo um mensageiro ou guerreiro grego foi a Susa e obrigou o imperador a assinar com a Grécia um tratado de paz, no qual a Pérsia libertava as colônias gregas na Anatólia, no litoral do Mar Egeu, tais como Tróia, Mileto, Halicarnasso, e outras, ficando o Egeu totalmente sob controle grego.

Foi esse monarca que permitiu ao seu fiel copeiro judeu Zorobabel - reedificar o Templo de Jerusalém (que ficou conhecido, como Templo de Zorobabel), o qual foi consagrado pelo sacerdote Esdras.


ALEXANDRE MAGNO
O Grande
Rei da Macedônia (depois Grécia)
356-323 a.C.
(33 anos)

Alexandre III da Macedônia, dito o Grande ou Magno (em grego, Αλέξανδρος o Τρίτος o Μακεδών, Aléxandros ho Trítos ho Makedón, Αλέξανδρος ο Μέγας, Aléxandros ho Mégas ou Μέγας Αλέξανδρος, Mégas Aléxandros nasceu em 20 de julho de 356 a.C. em Pela (ou em Vergina) – morreu em 10 de junho de 323 a.C., em Babilônia foi um príncipe e rei da Macedônia, e um dos três filhos do rei Filipe II e de Olímpia do Épiro – uma fiel mística e ardente do deus grego Dioniso.

Alexandre foi o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em sua juventude, teve como preceptor o filósofo Aristóteles. Tornou-se o rei aos vinte anos, na sequência do assassinato do seu pai.
 
 
Império GREGO
331-168 a.C.
(163 anos)
Este império era o maior e mais rico que já tinha existido;  ia dos Balcãs à Índia, incluindo também o Egito e a Báctria (aproximadamente o atual Afeganistão.



A lenda da loba amamentando aos gêmeos


RÔMULO e REMO

FUNDAÇÃO DE ROMA
A data da fundação de Roma é, a rigor, desconhecida. Durante o reinado de Augusto, o historiador Marco Terêncio Varrão (116 a.C.-27 a.C.) estabeleceu a data como 21 de abril de 753 a.C. Embora a data exata seja desconhecida, há consenso entre os historiadores de que a cidade teria sido fundada no século VIII a.C.

Os romanos elaboraram um complexo conto mitológico sobre a origem da cidade e do estado, que se uniu à obra histórica de Tito Lívio e à obra poética de Virgílio e Ovídio, todos da era de Augusto. Naquela época, as lendas oriundas de textos mais antigos foram trabalhadas e fundidas num conto único, no qual o passado mítico foi interpretado em função dos interesses do império.

Os modernos estudos históricos e arqueológicos, que se baseiam nestas e em outras fontes escritas, além de objetos e restos de construções obtidos em vários momentos das escavações, tentam reconstruir a realidade que existe no conto mítico, no qual se reconhecem alguns elementos de verdade.



Reino ROMANO
753-509 a.C.
(244 anos)

O Reino Romano nasceu e floreceu ao redor da cidade de ROMA


Reis latinos e sabinos
Rômulo (753-716 a.C.)
Numa Pompílio ou Panfílio (716-673 a.C.)
Túlio Hostílio (673-641 a.C.)
Anco Márcio (641-616 a.C.)

Reis de origem etrusca (Tarquínios)
Tarquínio Prisco (616-578 a.C.)
Sérvio Túlio (Mastarna em etrusco) (578-534 a.C.)
Tarquínio o Soberbo (534-509 a.C.)


República ROMANA
509-027 a.C.
(482 anos)

O Poder na República Romana

Com a instalação da República, os patrícios romanos montaram toda uma organização social e administrativa para exercer domínio sobre Roma e desfrutar os privilégios do poder. Eram eles que controlavam a quase totalidade dos altos cargos da República.


Organização Política:

Consulado:
Composto por dois cônsules, que tinham mandato de um ano e eram escolhidos pela Assembleia Centurial. Deveriam ser patrícios e referendados pelo Senado. Desempenhavam as funções de chefes de Estado.

Ditadura:
Na época de guerra, os cônsules eram substituídos por um ditador. Os ditadores eram escolhidos para um mandato de seis meses (sem renovação), com plenos poderes em caso de graves crises.

Senado:
Na República, continuou a ser o mais importante poder de Roma. Formado pelos velhos patrícios com mandato vitalício; era a base do poder aristocrático, responsável pela nomeação de magistrados e embaixadores, controlava as finanças e decidia pela guerra.

Assembleia Centurial:
Era integrada pelos militares, agrupados em centúrias (unidades do exército). Composto por patrícios e plebeus, votava as leis que vigoravam em Roma, elegiam os censores, os cônsules e os pretores, além de resolver as apelações de cidadãos contra as decisões dos magistrados. As centúrias patrícias eram em número superior às centúrias plebeias.

Assembleia Curiata:
Cuidava dos assuntos religiosos, possuía relativa importância na época monárquica, durante o período republicano conservou somente funções honoríficas.


NOTA 1:
Além dos cônsules, a Assembleia Centurial elegia vários magistrados, que, em geral, tinham mandato de um ano. Os principais cargos da magistratura eram:

Pretores:
Administravam a justiça.

Censores:
Recenseavam a população pelo critério de riqueza e zelavam pelas tradições.

Questores:
Administravam as finanças e cobravam os impostos.

Edis:
Cuidavam da conservação da cidade.

Pontífice:
chefiava os cultos religiosos.


NOTA 2:
Uma nova magistratura foi instituída mais tarde, o Tribunato da Plebe, que surgiu no auge dos conflitos sociais entre patrícios e plebeus. Representando os plebeus, os tribunos conquistaram o direito de veto às decisões do Senado.


Senado Romano


Senadores Romanos

Durante o período republicano, Roma, em apenas três séculos (IV, III e II a.C), de uma pequena cidade transformou-se no maior império da Antiguidade. Os romanos iniciaram suas conquistas pela própria Península Itálica. No século III a.C., toda essa região já havia sido dominada. Roma começa, então, uma série de guerras, que culminam com a conquista de todas as terras que circundam o mar Mediterrâneo.

Dois fatos importantes marcaram o período republicano de Roma: a luta dos plebeus para conseguirem igualdade de direitos com os patrícios e a formação do grande Império Romano, através das conquistas militares.

A lista continua para Lista de cônsules da República Romana até Octavio Augusto


OCTAVIO AUGUSTO
063 a.C. - 014 d.C.
(81 anos)
1º Imperador Romano
031 a.C. - 014 a.D.
(49 anos)

Caio Júlio César Otaviano (Octavio) Augusto (em latim Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus; 23 de setembro de 63 a.C. — 19 de agosto de 14 d.C.) foi um patrício e o primeiro imperador romano.

Herdeiro adotivo de Júlio César, chegou ao poder através do segundo triunvirato, formado com Marco Antônio e Lépido.
Após a deterioração da relação entre os três homens, no entanto, e a batalha de Áccio, onde Marcos Vipsânio Agripa, seu general e amigo pessoal, derrotou Antônio, Augusto se tornou o único soberano de Roma.
Foi o soberano com maior mandato de Roma, com 44 anos.
 
 
OCTAVIO AUGUSTO
Parlando ao povo
Após eliminar o seu rival Marco Antonio (que namorava Cleópatra), passou a ser o favorito dela com quem manteve relações íntimas e após, tornou-se o FUNDADOR DO IMPÉRIO ROMANO, em 63 a.C.


Império ROMANO
063 a.C. - 395 a.D
(462 anos).
Império Romano do Oriente 395-1453 a.D. = (1058 anos)
Império Romano do Ocidente 395-476 a.D. = (81 anos)



CLEÓPATRA
069-030 a.C.
(39 anos)

Cleópatra VII nasceu em 69 a.C., na cidade de Alexandria, fundada por Alexandre, o Grande no delta do Nilo, e que nos séculos anteriores ao nascimento de CRISTO desempenhou o papel de metrópole cultural, artística e económica do Mediterrâneo Oriental. Embora fosse egípcia por nascimento, pertencia a uma dinastia macedônica que se estabelecera no Egito em 305 a.C., quando o general macedônio Ptolomeu tomou o título de rei. Era filha do rei Ptolomeu XII, Auleta e da rainha Cleópatra V; já foi suposto que a sua mãe seria uma das várias amantes do pai, e, segundo o geógrafo Estrabão, Cleópatra era filha ilegítima de Ptolomeu. Apesar da origem estrangeira da dinastia à qual pertencia, Cleópatra foi a única da sua dinastia a dominar a língua egípcia.
 
Sabe-se pouco sobre a infância e adolescência de Cleópatra, tendo recebido uma educação provavelmente esmerada. A lenda fez de Cleópatra uma mulher bonita e sexualmente liberta, mas as fontes antigas enfatizam a sua inteligência e diplomacia e consideram-na como uma mulher não muito bonita. Para além do egípcio, afirma-se que Cleópatra falava sete ou oito línguas, entre as quais o grego, o arameu, o etíope, a língua dos Medas, o hebraico e o latim. As fontes antigas também atribuem a Cleópatra a escrita de livros sobre pesos e medidas, cosméticos e magia.


HERODES
073 a.C. - 004 a.D.
(81 anos)

Herodes (o Grande) rei dos Judeus que tentou matar o menino JESUS, quando de seu nascimento.

Mandou reformar e ampliar o Templo de Jerusalém - que ficou conhecido como o Templo de Herodes  (da frente do qual, JESUS expulsou os vendilhões ou camelôs)




A Virgem MARIA foi a escolhida de DEUS
14 a.C - 54 a.D.
(72 anos)


. . .  para ser a Mãe do nosso Salvador JESUS CRISTO

 
Ela disse:  FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER


Maria assistiu ao sacrifício de seu filho e nosso Salvador JESUS CRISTO, na cruz



Ela também recebeu o Espírito Santo


DE QUANDO NA CRUZ - JESUS DISSE:
Mulher, eis aí o teu filho;  filho, eis aí a tua mãe.
como a dizer que daquele momento em diante ele (apóstolo João), deveria cuidar de Maria como se fosse sua mãe


Maria assitiu juntamente com os apóstolos - a acenção de nosso Senhor JESUS CRISTO


A DOUTRINA DA MARIOLOGIA
Existe por aí essa doutrina criada pelo bispo Irineu (130-202 a.D.), que apregoou a adoração à Maria mãe de JESUS CRISTO - o que é errado, poque somente devemos adorar ao nosso DEUS Pai e DEUS Filho - conforme está escrito em S. Mateus 4:10:  ". . .  Somente ao teu DEUS adorarás e só a Ele darás culto."

Esse mesmo bispo também apregoou que foi discípulo de Policarpo . . .  que foi discípulo de João evangelista . . .  que foi apóstolo de JESUS CRISTO . . .

Porém, o discípulo João (que morreu em 100 a.D.), recebeu a incumbência de cuidar de Maria diretamente de JESUS CRISTO, nada fala sobre a mãe do nosso Salvador.

Essa mesma doutrina se firma na tradição católica, de que Maria nasceu em 14 a.C e faleceu em 54 a.D. com 72 anos de idade.

Outra doutrina que também não tem apoio bíblico é o ROSÁRIO - formado por três terços de dez orações "Ave Maria";  ora, se a honrada não pode ser adorada, não está viva (porque ainda não ressucitou), como receberá ela tamanha adoração se a Bíblia diz que somente devemos ADORAR ao nosso DEUS.





Os três reis do oriente aos quais o rei Herodes recorreu para saber onde havia nascido o menino JESUS


ANÁS  e  CAIFÁS
Os dois sacerdotes confabulando de como se imiscuir para condenar JESUS



TITO
039-081 a.D.
(42 anos)
General romano que sitiou, tomou e arrazou Jerusalém (capital do reino judeu), em 70 a.D.
10º Imperador Romano
79-81 a.D.
(2 anos)

Tito Flávio Vespasiano Augusto (em latim Titus Flavius Vespasianus Augustus) (Roma, 30 de dezembro de 39 — Aquae Cutiliae, Sabina, 13 de setembro de 81) foi imperador romano entre os anos de 79 e 81. Foi o filho mais velho e sucessor de Vespasiano.

Antes de ser proclamado imperador, alcançou renome como comandante militar ao servir sob as ordens do seu pai na Judeia, durante o conflito conhecido como a Primeira Guerra Judaico-Romana (67 — 70). Esta campanha sofreu uma breve pausa após a morte do imperador Nero (9 de junho de 68), quando Vespasiano foi proclamado imperador pelas suas tropas (21 de dezembro de 69). Neste ponto, Vespasiano iniciou a sua participação no conflito civil que assolou o império durante o ano da sua nomeação como imperador, conhecido como o ano dos quatro imperadores. Após essa nomeação, recaiu sobre Tito a responsabilidade de acabar com os judeus sediciosos, tarefa realizada satisfatoriamente após sitiar e destruir Jerusalém (70), cujo templo foi demolido no incêndio. A sua vitória foi recompensada com um triunfo e comemorada com a construção do Arco de Tito. Seu pai o associou, a partir de 71, ao poder tribunício.

Sob o reinado do seu pai, Tito coletou receios entre os cidadãos de Roma devido ao seu serviço como prefeito do corpo de guarda-costas do imperador, conhecido como a guarda pretoriana, bem como devido à sua intolerável relação com a rainha Berenice de Cilícia. Apesar destas faltas à moral romana, Tito governou com grande popularidade após a morte de Vespasiano a 23 de junho de 79 d.C. e é considerado como um bom imperador por Suetônio e outros historiadores contemporâneos.

O mais importante do seu reinado foi o seu programa de construção de edifícios públicos em Roma. A enorme popularidade de Tito também foi devida à sua grande generosidade com as vítimas dos desastres que sofreu o império durante o seu breve reinado: a erupção do Vesúvio em 79 d.C. e o incêndio de Roma de 80 d.C. Após dois anos no cargo, Tito faleceu sofrendo de febre, a 13 de setembro de 81 d.C. A grande popularidade de Tito fez com que o senado o deificasse.

Prometia ser um imperador à altura do seu pai, mas o seu breve reinado foi marcado por catástrofes. Em 24 de agosto de 79, o vulcão Vesúvio destruiu as cidades de Pompeia e Herculano e, em 80, Roma foi de novo consumida por um incêndio.

Estabeleceu um governo indulgente, respeitando os privilégios do senado e realizando grandes obras públicas. Uma das ações mais importantes como imperador foi inaugurar, em 80 d.C., a obra que seu pai, Vespasiano, iniciara, o anfiteatro Flávio, conhecido habitualmente como Coliseu), embora este ainda estivesse incompleto.

Tito foi sucedido pelo seu irmão menor, Domiciano.


CONSTANTINO
O Grande
272-337 a.D.
(65 anos)
56º Imperador Romano
306-337 a.D.
(31 anos)

Pai da Igreja Católica Apostólica Romana

Constantino I, também conhecido como Constantino Magno ou Constantino, o Grande (em latim Flavius Valerius Constantinus);  foi um imperador romano, proclamado Augusto pelas suas tropas em 25 de julho de 306 e governou uma porção crescente do Império Romano até a sua morte.

Conhecido pelas suas grandes vitórias militares, por haver restabelecido a disciplina no exército romano, e por ter estimulado o culto ao Sol.

O chamado Édito de Constantino foi uma legislação do imperador romano Constantino I, proclamada em 7 de março de 321. O seu texto assim reza:
"Que todos os juízes, e todos os habitantes da Cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol (Domingo, ou 1º Dia da Semana). Não obstante, atendam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer amiúde que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo céu." (in: Codex Justinianus, lib. 13, it. 12, par. 2.)

A Igreja Católica Apostólica Romana - Não divulga a imposição de Constantino, que só aceitou o catolocismo se a igreja adotasse alguma prática do paganismo, e assim foi.
Passaram a dizer que trocaram do sábado para o domingo, porque JESUS CRISTO ressuscitou no primeiro dia da semana (domingo).
Hoje dizem:  Observa-se o DOMINGO em vez do SÁBADO, porque a Igreja Católica, no Concílio de Laodicéia (336 d.C.), transferiu a solenidade do SÁBADO para o DOMINGO. (The Convert's Catechisme of Catholic Doctrine, p. 50, 3ª edição, 1913 - obra que recebeu a bênção apostólica do papa Pio X, aos 25 de janeiro de 1910).

DOZE RAZÕES BÍBLICAS PARA GUARDAR O SÁBADO:
01- Moisés escreveu: O sábado foi instituído no princípio da criação, antes de haver judeu. (Gênesis 2:2e3)
02- A Bíblia diz:  DEUS não muda. (Deuteronômio 4:2; 12:32; Eclesiastes 3:14; Tiago 1:17)
03- Moisés recebeu de DEUS: A Lei de DEUS manda guardar o sábado (o 7º dia da semana).  (Êxodo 20:8-11; 31:13-17) 
04- JESUS CRISTO não revogou a  Lei de DEUS, mas cumpriu. (S. Mateus 5:17)
05- JESUS CRISTO é o Senhor do sábado. (S. Marcos 2:28)
06- O rei Salomão pregou: Quem desvia os seus ouvidos de ouvir a Lei, até a sua oração é abominável. (Provérbios 28:9)
07- O profeta Isaías recomendou a guarda do sábado. (Isaías 58:13e14)
08- O profeta Daniel profetizou que viria a ocasião de mudar os tempos e a Lei. (Daniel 7:25)
09- O apóstolo Pedro pregou: Antes, importa obedecer a DEUS, do que aos homens. (Atos 5:29)
10- O discípulo Paulo que viveu nos tempos da igreja primitiva, guardava o sábado. (Atos 17:2)
11- O discípulo Paulo em suas peregrinações guardava todos os sábados. (Atos 18:4)
12- O apóstolo Tiago pregou:  Quem não cumpre um dos dez mandamentos, é culpado de toda Lei. (S. Tiago 2:10)


A Coluna de Constantino (em turco: Çemberlitaş sütunu), também conhecida como Coluna Queimada e Coluna Anelada, é uma coluna monumental construída por ordem do imperador Constantino I no ano 330. Comemora a declaração de Bizâncio (renomeada por Constantino como Nova Roma) como a nova capital do império romano. Situada em Yeniçeriler Caddesi entre o Sultanahmet e a Praça Beyazıt (durante a época romana Fórum de Tauri).

A coluna foi dedicada em 11 de maio de 330 com uma mescla de cerimônias cristãs e pagãs.

Pela influência de Constantino os romanos cultuavam os astros, conforme segue:
* No 1º dia da semana (domingo), cultavam o SOL (o maior astro visível a olho nu);
* No 2º dia da semana (segunda-feira), cultuavam a LUA (o 2º maior astro visível a olho nu);
* No 3º dia da semana (terça-feira), cultuavam MARTE (o 3º maior astro visívela olho nu);
* No 4º dia da semana (quarta-feira), cultuavam MERCÚRIO (o 4º maior astro visível a olho nu);
* No 5º dia da semana (quinta-feira), cultuavam JÚPITER (o 5º maior astro visível a olho nu);
* No 6º dia da semana (sexta-feira), cultuavam VÊNUS (o 6º maior astro visível a olho nu);
* No 7º dia da semana (sábado), cultuavam SATURNO (o 7º maior astro visível a olho nu). 



Divisão do Império Romano em 395 a.D.

Oriente 395-1453 a.D. (lilás) - Capital: Constantinopla
Ocidente 395-476 a.D. (vermelho) - Capital: Roma



NAPOLEÃO BONAPARTE
1769-1821 a.D.
(52 anos)
Imperador da França
1804-1814 a.D.
(10 anos)

Pretendia ser o Rei do Mundo

Napoleão Bonaparte (em francês: Napoléon Bonaparte, nascido Napoleone di Buonaparte; Ajaccio, 15 de agosto de 1769 — Santa Helena, 5 de maio de 1821) foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa.
Adotando o nome de Napoleão I, foi imperador da França de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho).
Sua reforma legal, o Código Napoleônico, teve uma grande influência na legislação de vários países. Através das guerras napoleônicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa.

Napoleão nasceu em Córsega, filho de pais com ascendência da nobreza italiana e foi treinado como oficial de artilharia na França continental. Em 2011, um exame de DNA de costeletas de Napoleão que eram guardadas em relicário confirmou a origem caucasiana de Napoleão desmentindo uma possível ascendência árabe do imperador.

Bonaparte ganhou destaque no âmbito da Primeira República Francesa e liderou com sucesso campanhas contra a Primeira Coligação e a Segunda Coligação. Em 1799, liderou um golpe de Estado e instalou-se como Primeiro Cônsul. Cinco anos depois, o senado francês o proclamou imperador. Na primeira década do século XIX, o império francês sob comando de Napoleão se envolveu em uma série de conflitos com todas as grandes potências europeias, as Guerras Napoleônicas. Após uma sequência de vitórias, a França garantiu uma posição dominante na Europa continental, e Napoleão manteve a esfera de influência da França, através da formação de amplas alianças e a nomeação de amigos e familiares para governar os outros países europeus como dependentes da França. As campanhas de Napoleão são até hoje estudadas nas academias militares de quase todo o mundo.

A Campanha da Rússia em 1812 marcou uma virada na sorte de Napoleão. Seu Grande Armée foi seriamente danificado na campanha e nunca se recuperou totalmente. Em 1813, a Sexta Coligação derrotou suas forças em Leipzig. No ano seguinte, a Coligação invadiu a França, forçou Napoleão a abdicar e o exilou na ilha de Elba. Menos de um ano depois, ele fugiu de Elba e retornou ao poder, mas foi derrotado na Batalha de Waterloo, em junho de 1815. Napoleão passou os últimos seis anos de sua vida confinado pelos britânicos na ilha de Santa Helena. Uma autópsia concluiu que ele morreu de câncer no estômago, embora haja suspeitas de envenenamento por arsênio.
 
 
Napoleão no Egito, disse:  "Soldados . . .  do alto desta esfinge, quarenta séculos nos contemplam . . . "


ADOLF HITLER
1889-1945 a.D.
(56 anos)

Militar (cabo) 1914-1918 a.D. (1ª Guerra Mundial)
Chanceler alemão 1933-1939 a.D.
Ditador alemão 1939-1945 a.D. (2ª Guerra Mundial)

Esse homem pretendia ser o rei do mundo

Adolf Hitler (Braunau am Inn, 20 de abril de 1889 — Berlim, 30 de abril de 1945), por vezes em português Adolfo Hitler, foi o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (em alemão Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP), também conhecido por Partido Nazi (português europeu) ou nazista (português brasileiro), uma abreviatura do nome em alemão (Nationalsozialistische), sendo ainda oposição aos sociais-denocratas, os Sozi.
Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador-alemão.
Era filho de um funcionário de alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha.

As suas teses racistas e anti-semitas, assim como os seus objectivos para a Alemanha ficaram patentes no seu livro de 1924, Mein Kampf (Minha Luta).
Documentos apresentados durante o Julgamento de Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados - tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e judeus - foram perseguidos no que se tornou conhecido como Holocausro.
A maioria dos historiadores admite que a maior parte dos perseguidos foi submetida a Solução Final, enquanto certos seres humanos foram usados em experimentos médicos ou militares.
No período de 1939 a 1945 Hitler liderou a Alemanha enquanto envolvida no maior conflito do século XX, a Segunda Guerra Mundial.
A Alemanha, juntamente com a Itália e com o Japão (formam o nome RO-BER-TO - Roma, Berlim, kio), formavam o Eixo.
O Eixo seria derrotado apenas pela intervenção externa do grupo de países que se denominavam os "Aliados". Tal grupo fez-se notável por ter sido constituído pelos principais representantes dos sistemas capitalista e socialista, entre os quais a União Soviética e os Estados Unidos, união esta que se converteu em oposição no período pós-guerra, conhecido como a Guerra Fria.
A Segunda Guerra Mundial acarretou a morte de um total estimado em 50 a 70 milhões de pessoas.
Hitler sobreviveu sem ferimentos graves a 42 atentados contra sua vida. Devido a isso, ao que tudo indica, Hitler teria chegado a acreditar que a PROVIDÊNCIA DIVINA estava intervindo a seu favor. A última tentativa de assassiná-lo foi o atentado de 20 de julho de 1944, onde uma bomba, preparada para simular o efeito de um explosivo britânico, explodiu a apenas dois metros do Führer.
O atentado foi liderado e executado por von Stauffenberg, coronel alemão condenado à morte porfuzilamento. Tal atentado não o impediu de, menos de uma hora depois, se encontrar em perfeitas condições físicas com o ditador fascista italiano Benito Mussolini.
Adolf Hitler cometeu suicídio no seu quartel-general (o Führerbunker), em Berlim, aos 30 de abril de 1945, enquanto o exército soviético combatia as suas tropas que defendiam a capital alemã (a francesa Charlemagne e a norueguesa Nordland). Segundo testemunhas, Hitler já teria admitido que havia perdido a guerra desde o dia 22 de abril, e desde já passavam por sua cabeça os pensamentos suicidas.


GRANDE PROFECIA
"Estavas vendo isto (a estátua do sonho do rei Nabucodonosor), quando uma pedra foi cortada sem mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou." (Daniel 2:34)

Essa pedra representa JESUS CRISTO em seu segundo advento, cuja volta está mui próxima e será (conforme consta abaixo . . . )

"Mas, nos dias destes reis, o DEUS do céu levantará um reino que não será jamais destruído;  e este reino não passará a outro povo;  esmiuçará e consumirá todos os reinos e será estabelecido para sempre.(Daniel 2:44)




OS  MAIS  PODEROSOS  DO  MUNDO
(Segundo a revista FORBES)


BARAK OBAMA
Presidente dos EUA
Atualmente é o homem mais poderoso da terra
Possui a Maior Força Militar do Planeta:  1.414.000 soldados e armas nucleares


DAVID CAMEROM
Premiê Britânico
Possui a 5ª Maior Força Militar do Planeta:  210.400 soldados e armas nucleares



ABUDDULLAH BIN ABDULAZIZ AL SAUD 
Rei da Arábia Saudita


Profeta MAOMÉ
Fundador do Islamismo


JOHN WYCLIFFE
Fundador do Protestantismo


 
MARTINHO LUTERO
Fundador do Luteranismo


BENTO XVI
Papa da Igreja Católica Apostólica Romana
Abdicou ao papado aos 28-02-2013


BEN BERNANKE
Presidente do Banco Central dos EUA


 MARK ZUCKERBERG
Presidente do Facebook


SONIA GANDHI
Presidente da Índia
Possui a 7ª Maior Força Militar do Planeta:  1.298.000 soldados e armas nucleares


MARIO DRAGHI
Presidente do Banco Central Europeu


VLADIMIR PUTIN
Presidente da Rússia
2012-2018


10º
HU JINTAO
Presidente da China
Possui a 3ª Maior Força Militar do Planeta:  2.270.000 soldados e armas nucleares


11º
NICOLAS SARKOZY
Ex-Presidente da França



FRANÇOIS HOLLANDE
Presidente da França
2012-2017
Possui a 4ª Maior Força Militar do Planeta:  260.400 soldados e armas nucleares


12º
ANGELA MERKEL
Chanceler da Alemanha


13º
 WEN JIABAO
1º Ministro da China


14º
BILL GATES
Presidente da Microsoft


15º
ZHOU XIAOCHUAN
Presidente do Bcº Popular da China


16º
 HILLARY CLINTON
Secretária de Estado dos EUA


17º
MICHAEL BLOOMBERG
Prefeito de Nova York


18º
TIMOTHY GEITHNER
Secretário do Tesouro dos EUA


19º
 MANMOHAN SINGH
1º Min. da Índia


20º
WARREN BUFFETT
CEO do Berkshire Hathaway


21º
SILVIO BERLUSCONI
Ex-1º Min. da Itália
Proprietário da maior rede de TV da Itália
e do
Mílan Futebol Club


22º
DILMA ROUSSEFF
Presidenta do Brasil
Possui a Maior Força Armada da América do Sul:  320.000 soldados

23º
CARLOS SLIM HELU
Presidente da Terlmex


24º
 RUPERT MURDOCH
Presidente da News Corporation


25º
 BENJAMIN NETANYAHU
1º Min. de Israel
Possui a 10ª Maior Força Militar do Planeta:  161.500 soldados e armas nucleares


26º
ALI HOSEINI-KHAMENEI
Aiatolá líder do Irã


27º
MICHAEL DUKE
CEO da Wal- Mart


28º
JEFFREY IMMELT
CEO da General Electric


29º
Zhou Yongkang 
Secret. da Comis. Política e Legisl. da China


30º
 Sergey Brin 
Co-fundador da Google


31º
Ali Al-Naimi 
Min. do Petróleo da Arábia Saudita


32º
Rostam Ghasemi 
Presidente da Org. Países Export. de Petróleo


33º
 Lou Jiwei 
Presidente do grupo China Investment Corporation


34º
Ashfaq Parvez Kayani 
Cmt. das Forças Armadas do Paquistão
Possui a 8ª Maior Força Armada do Planeta:  620.000 soldados e armas nucleares


35º
Mukesh Ambani 
Presidente do Reliance Industries


36º
Masaaki Shirakawa 
Presidente do Bcº C. do Japão


37º
Kim Jong-il 
Líder norte-coreano


38º
 Ban Ki-moon 
Secret. Geral da ONU


39º
Christine Lagarde 
Chefe do FMI


40º
Jeff Bezos 
Presidente da Amazon


41º
Jamie Dimon 
CEO da JP Morgan Chase & Co


42º
 Robin Li 
CEO do Baidu


43º
Lloyd Blankfein 
CEO do Goldman Sachs


44º
 Li Ka-shing 
Presidente do Hutchison Whampoa Limited - Hong-Kong


45º
 Charles Koch 
CEO das Indústrias Koch


46º
Rex Tillerson 
CEO da Exxon Mobil


47º
 Lakshmi Mittal 
Dono da Arcelor Mittal 


48º
Recep Tayyip Erdogan 
1º Min. da Turquia


49º
 Robert Zoellick 
Presidente do Bcº Mundial


50º
Bill Clinton 
Palestrante
Ex-Presidente dos EUA


51º
Dalai Lama 
Líder espiritual do Tibete


52º
 Larry Fink 
CEO da Black Rock


53º
 Khalifa bin Zayed Al-Nahyan 
Presidente dos Emirados Árabes Unidos


54º
 Bill Gross 
Fundador do Pacific Investment Management


55º
Joaquin Guzman Loera 
Criminoso chefe do cartel de Sinaloa


56º
Ahmed Shuja Pasha 
Diretor do Serviço de Inteligência do Paquistão


57º
Dawood Ibrahim Kaskar 
Criminoso mais procurado da Índia


58º
Tim Cook 
CEO da Apple


59º
Dmitry Medvedev

Ex-Presidente da Rússia
Possuia a 2ª Maior Força Militar do Planeta: 988.100 soldados e armas nucleares


60º
Masayoshi Son 
Presidente do Bcº Soft Bank


61º
 Azim Premji 
Presidente do Wipro Limited


62º
Yoshihiko Noda 
Premiê do Japão


63º
Joseph Blatter
Presidente da FIFA
(Federação Internacional de Futebol Associado)


64º
 Jill Abramson
Diretora-executiva do jornal The New York Times


65º
 Bernard Arnault 
Presidente do grupo Louis Vuitton Moet Hennessy


66º
Sebástian Piñera 
Presidente do Chile
Possui a 6ª Maior Força Armada da América do Sul:  60.560 soldados


67º
John Boehner 
Líder da Câmara de Deputados dos EUA


68º
 Jacques Rogge 
Presidente do COI


69º
Xi Jinping 
1º Secret. do Partido Comunista Chinês


70º
 Alisher Usmanov 
Líder dos setores do aço e telecomunicações


71º
Karolos Papoulias 
Presidente da Grécia


72º
 Christian Wulff 
Ex-Presidente da Alemanha



COADJUVANTES

Premiês Coreanos 
Do sul e do norte, respectivamente


Kim Il-sung
 Premiê da Coréia do Sul 
Possui a 9ª Maior Força militar do Planeta:  686.000 soldados e não possui armas nucleares



Kim Il-sung
Premiê da Coréia do Norte 
Possui a 6ª Maior Força Militar do Planeta:  1.082.000 soldados e armas nucleares



 Príncipe AKISHINO
(Com os pais e irmãs)


Rei do Butão e sua Rainha


Ma Ying-jeou 
Presidente de Taiwan


Alfonso Cano 
Guerrilheiro líder da FARC


Baghdadi Al-Mahmudi 
Premiê da Líbia


Dmitri Medvedev e Vladimir Putin 
Líderes da Rússia


Otto von Bismark 1815-1898 
Alemanha


Winston Churchil 1940-1945 e 1951-1955 
Inglaterra


Dwight Eisenhauer 1953-1961 
34º Presidente dos EUA


Charles de Gaulle 1959-1969 
Ex-Presidente da França


George Washington 1789-1797 
1º Presidente dos EUA


Abraham Lincoln 1861-1865 
16º Presidente dos EUA


 Franklin D. Roosevelt 1933-1945 
32º Presidente dos EUA


 John F. Kennedy 1961-1963 
35º Presidente dos EUA


Ronald Reaganwh 1981-1989 
40º Presidente dos EUA


Bill Klinton  1993-2001 
42º Presidente dos EUA


George W. Bush 2001-2009 
44º Presidente dos EUA
Esse presidente comandou a Guerra contra o Irac, que derrubou o Presidente Saddan Husseim


Mal. Deodoro da Fonseca
1889-1891 a.D. 
(2 anos)
1º Presidente do Brasil
Esse militar derrubou o Império do Brazil 
Proclamou a República dos Estados Unidos do Brasil
hoje é a
República Federativa do Brasil


Getúlio Dorneles Vargas
1930-1945 a.D.
(15 anos)
14º Presidente do Brasil
Esse gaúcho (de S. Borja) acabou com as "maracutais" da República Velha que já estava corrompida
Instituiu o Estado Novo (1937)
deu asas ao Brasil com a República Nova
instaurando uma Ditadura Getuliana
fundando dentre outros órgãos a
Força Aérea Brasileira - FAB
Petrobrás
Ministério do Trabalho
Cosolidação da Leis Trabalhistas - CLT
e moralizou o nosso roubado Brasil
sendo derrubado do poder pelo EB


Getúlio Dorneles Vargas
1951-1954 a.D.
(3 anos)
17º Presidente do Brasil
Voltou ao poder pelo voto dos brasileiros e fundou a
Eletrobrás
sendo forçado ao suicídio aos 24-08-1954, quando as "Aves de Rapina" exigiram o seu sangue, saindo da vida para entrar na história . . .


Jucelino Kubitschek
1956-1961 a.D. 
(5 anos)
21º Presidente do Brasil
Esse mineiro instalou a Indústria Automobilística Brasileira
Fundou e construiu Brasília


 Luís Inácio Lula da Silva
35º Presidente do Brasil
2003-2011
(8 anos)
Esse pernambucano amparou os desvalidos e a pobreza em geral, fez com que o Brasil fosse respeitado e conhecido lá fora, viajando pelo mundo todo, pagou quase toda a Dívida Externa Brasileira, emprestou dinheiro ao "Fundo Monetário Internacional" - FMI
mesmo sendo mal acessorado por grande número de maus brasileiros que mancharam seu governo


Saddam Hussein 
1937-2006 a.C.
(69 anos)
Ex-Presidente do Irac
Esse homem arrazou o seu povo . . .  construiu vários palácios para sua comodidade pessoal . . .
armou o seu país julgando que ninguém o destronaria e promoveu guerra contra o seu vizinho Irã, foi derrubado pelas Forças da OTAN


Osama bin Laden
1957-2011 a.D.
(54 anos)

Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden
(em árabe أسامة بن محمد بن عود بن لادن, transl.
Usāmah Bin Muhammad bin 'Awæd bin Lādin, mais conhecido como Osama bin Laden ou simplesmente bin Laden
Riad, 10 de março de 1957 — Abbottabad, 01 de maio de 2011
Foi um dos membros sauditas da próspera família bin Laden, além de líder e fundador da al-Qaeda (organização terrorista), à qual são atribuídos vários atentados contra alvos civis e militares dos EUA e seus aliados.
Foi morto no Paquistão, pelas forças dos EUA.


 Ataques à torres gêmeas, em NY, aos 11 de setembro de 2001.


Muammar Kadafi 
1942-2011 a.D.
(69 anos)
Ex-Presidente da Líbia
Queria ser Rei da África. Em seus últimos tempos ostentava na lapela, um distintivo com o mapa da África (ao invés do mapa da Líbia).
Esse homem sacrificou o seu povo especialmente seus adversários e foi derrubado pela OTAN, em 2011 a.D.


Mahmud Ahmadinejad 
1956- . . . . a.D.
Presidente do Irã
Suspeita-se que esse homem esteja desenvolvendo armamento nuclear, mas ele afirma que é para fins pacíficos.  Odeia Israel e seus aliados, especialmente os EUA e os Norte-americanos.

Há uma profecia na Bíblia (a Palavra de DEUS dada aos hebreus), que assim está escrito: "Eis que um povo vem do norte; e uma grande nação e muitos reis se levantam das extremidades da terra." (Jeremias 50:41)
Que povo está ao norte de Israel?
Medite sobre isso . . .


 Mohamed Mursi
Presidente do Egito - 2012-

CAIRO, 24 Jun 2012 (AFP) -O candidato da Irmandade Muçulmana Mohamed Mursi foi declarado neste domingo o primeiro presidente do Egito desde que uma revolta popular derrubou Hosni Mubarak, anunciou o chefe da comissão eleitoral.
Mursi, que disputou a presidência com o ex-primeiro-ministro Ahmed Shafiq, levou 51,73% dos votos depois de uma disputa que dividiu a nação mais populosa do mundo árabe.



José Orsi
Presidente do Canadá - 2012


Felipe Calderón
Presidente do México - 2012


 Cristina Kirchner
Presidente da Argentina - 2012
Possui a 5ª Maior Força Armada da América do Sul:  76.000 soldados


Ollanta Humala
Presidente do Perú - 2012
Possui a 4ª Maior Força Armada da América do Sul:  114.000 soldados


Evo Morales
Presidente da Bolívia - 2012
Possui a 8ª Maior Força Armada da América do Sul:  46.100 soldados


Fernando Lugo
Ex-Presidente do Paraguai - 2009-2012 
(Deposto pelo Congresso, aos 22-06-2012)


 Luis Federico Franco Gómez
Presidente do Paraguai - 2012
Possui a 10ª Maior Força Armada da América do Sul:  10.650 soldados


 Rafael Correa
Presidente do Equador - 2012
Possui a 7ª Maior Força Armada da América do Sul:  57.983 soldados


Juan Manuel Santos
Presidente da Colômbia - 2012
Possui a 2ª Maior Força Armada da América do Sul:  267.231 soldados


José Mujica
Presidente do Uruguai - 2012
Possui a 9ª Maior Força Armada da América do Sul:  25.382 soldados


Hugo Chávez
Presidente da Venezuela - 2012
Faleceu antes de tomar posse no seu 3º mandato, aos 05-03-2013
A Venezuela possui a 3ª Maior Força Armada da América do Sul:  115.000 soldados


FIDEL CASTRO (Líder cubano)
e
HUGO CHÁVEZ - Presidente da Venezuela
(02-03-2012)



 Blairo Maggi
Filho de André Antônio Maggi e Lúcia Borges Maggi (gaúchos de Torres-RS), paranaense casado com Terezinha Maggi e tem três filhos: André, Belisa e Ticiane.
I Rei do Soja - BRASIL
Planta 195 mil hectares de lavoura no MT



 Eraí Maggi Scheffer 
Filho de Antonio Clarismundo Scheffer e de Dª Luzia Maggi Scheffer
gaúchos de Três Cachoeiras-RS - casado com Luci, pai de José III e das gêmeas Kédma e Kétura.
II Rei do Soja - BRASIL
Planta 230 mil hetares de lavoura no MT 



 Tranquilo Favero
Brasileiro de SC
Rei da Soja - PARAGUAI 
Planta 40 mil hetares de soja no visinho país
Com fazendas em 13 dos 17 estados paraguaios, Favero é o maior dos produtores brasiguaios, responsáveis por 90% da soja do país.




Leandro Soares de Quadros
16/06/1979
(Sábio, Teólogo e Jornalista)
Esse gaúcho de Palmeira das Missões, é o Consultor Bíblico do programa
Na Mira da Verdade 
TV-Novo Tempo (órgão de IASD).
Desafia aos seus telespectadores com a máxima:
"Sempre que você tiver a coragem de perguntar, a Bíblia (a Palavra de DEUS) terá a coragem de lhe responder".
É invejável o seu conhecimento bíblico e a sabedoria das suas respostas. 
Percebe-se que o Espírito Santo lho assiste fazendo lembrar as palavras no momento exato.
Ninguém fica sem a resposta necessária e certa.



F I M



NOTA:  Se você tem conta no "gmail" - eu gostaria de ter o seu comentário no espaço apropriado logo abaixo.                                                                                                                                                  O autor





2 comentários:

  1. Que honra ser descrito dessa maneira em seu blog, amigo Otávio Melo!

    Um abraço e que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Deus não muda e o justo vivera pela Fé:yuo-tube

    ResponderExcluir